Município adere à campanha “10 Minutos Contra o Aedes”

Combate ao mosquito transmissor da Dengue é reforçado em ações de rotina na cidade

teste

Não deixe de receber nossos agentes em sua casa, eles também poderão te orientar sobre eventuais dúvidas Crédito Divulgação

Começou nesta semana uma campanha que pode fazer a diferença na vida e na saúde de toda a comunidade. É a campanha “10 Minutos Contra o Aedes”, criada pelo governo federal que consiste na convocação da população para que dedique 10 minutos por dia ao combate do mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. A iniciativa tem base no trabalho dos pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). No município, as ações são coordenadas pela Vigilância Ambiental em Saúde e integram a rotina das equipes que atuam diariamente nos bairros da cidade a fim de conscientizar a população sobre atitudes simples, mas fundamentais, de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Na época do ano que antecede o verão é quando se inicia o período epidêmico (novembro-maio) para as arboviroses urbanas (Dengue, Chikungunya e Zika), porque o calor e a água acumulada das chuvas trazem condições ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dessas doenças.

Dengue, Chikungunya e Zika, são doenças cujas epidemias têm causado sérias complicações à população e em diversas localidades ocorre circulação simultânea. Nos anos de 2020 e 2021, com o advento da pandemia da covid, ainda tem sido registrado expressivo número de casos de dengue. Embora Novo Hamburgo registre poucos casos dessas doenças neste período, os índices de infestação predial são altos e o Município é considerado infestado pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor dessas doenças.

A mobilização de toda sociedade é fundamental para impedir a proliferação do mosquito, o que deve ocorrer de forma contínua ao longo do ano e com maior intensidade com a chegada do verão. Neste sentido, convidamos você para a Mobilização Nacional de Combate ao Aedes, a realizar-se ao longo desta semana, com realização de vistorias para eliminar possíveis focos do mosquito e evitar a sua proliferação. Não deixe de receber nossos agentes em sua casa, eles também poderão te orientar sobre eventuais dúvidas!

Além das ações de rotina que já são realizadas ao longo do ano, em especial nesta semana está sendo reforçada a atenção para os locais que servem como depósitos para a proliferação desses mosquitos. Essas ações são preventivas e é importante que a população faça a sua parte permitindo o acesso dos Agentes em suas residências, ouvindo suas orientações e agindo de acordo com elas.

Não deixe água parada acumulando no seu pátio! Como ajudar:

– Retirando ou virando os reservatórios móveis, como vasos de plantas, bebedouros de animais, lixo que acumula água;
– Também é importante lavar esses recipientes;
– Trate e mantenha limpas piscinas, calhas, lajes, caixas de passagem do pluvial;
– E para quem possui estabelecimentos comerciais: dê especial atenção às borracharias, ferros-velhos, floriculturas, cemitérios, esses locais são estratégicos, pois há objetos que são ideias para o acúmulo de água.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: