Educação municipal é referência para outras cidades

Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo apresenta ações e propostas

As estratégias desenvolvidas pela Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo para superar os desafios enfrentados durante a pandemia têm sido de grande relevância não apenas para o contexto da cidade, mas também para inspirar outros municípios. Equipes de gestores de outras cidades visitaram a Secretaria de Educação (SMED) hamburguense para conhecer de perto o trabalho realizado aqui. “Este momento é desafiador para todos. Não existe uma bibliografia que podemos consultar para buscar resposta para as indagações deste contexto. Ficamos felizes em perceber o interesse de outras redes em conhecer e se inspirar pelo nosso trabalho. Mostra que estamos no caminho certo”, afirma a secretária de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli.

Profissionais de duas cidades estiveram no município recentemente. A gestão das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) foi o tema principal que trouxe representantes de uma cidade do Vale do Caí. Já os profissionais de um município da Serra gaúcha vieram conferir como foi desenvolvida a estratégia de aplicação da avaliação diagnóstica que auxiliará na identificação dos níveis de ensino dos estudantes das escolas municipais e os encaminhamentos a partir dos resultados obtidos no Ensino Fundamental.

No Brasil e no mundo

Outras iniciativas realizadas na Rede Municipal de Ensino também foram divulgadas em eventos e seminários em diferentes lugares do Brasil e até do mundo. A formação continuada dos professores de Língua Portuguesa, por exemplo, foi tema de artigo apresentado pela professora Joseane Matias no 7º Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo, realizado de forma digital em San Sebastian, na Espanha. Já os organizadores da Feira de Ciências de Alagoas, convidaram a professora Vanessa Santos a apresentar a experiência hamburguense do ensino pela pesquisa para profissionais do estado nordestino. O coordenador do Núcleo de Formação Continuada da SMED, Carlos Bach, representou o Rio Grande do Sul no Tour Literário, evento realizado pela plataforma Árvore Livros e que destacou a literatura das diferentes regiões do Brasil. 

Educação Infantil

Pela segunda vez, Novo Hamburgo foi representada pela professora Letícia Streit na Jornada Pedagógica de São Paulo. A convite da prefeitura da capital paulista, a professora apresentou experiências desenvolvidas nas escolas hamburguenses. O município gaúcho também foi convidado a participar da próxima edição da Revista Magistério, reconhecido periódico editado pela secretaria paulistana.

As estratégias desenvolvidas pela Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo para superar os desafios enfrentados durante a pandemia têm sido de grande relevância não apenas para o contexto da cidade, mas também para inspirar outros municípios. Equipes de gestores de outras cidades visitaram a Secretaria de Educação (SMED) hamburguense para conhecer de perto o trabalho realizado aqui. “Este momento é desafiador para todos. Não existe uma bibliografia que podemos consultar para buscar resposta para as indagaç Crédito: Bruna Provenzano

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: