Femictec inicia com palestra sobre como se tornar um cientista

Programação é virtual e pode ser acompanhada pelo YouTube

Realizada pela primeira vez em formato virtual, a Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica (FEMICTEC) iniciou sua 8ª edição na tarde desta segunda-feira, 13 de setembro. A cerimônia de abertura oficial foi transmitida ao vivo pelo canal da Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo no YouTube e contou com a participação de convidados. ?Nos próximos dias vamos reunir crianças e estudantes que vão compartilhar as pesquisas científicas e investigações que estão desenvolvendo nas escolas. A FEMICTEC é um evento tradicional da cidade que, em formato virtual, chegará em ainda mais lugares?, afirmou a secretária de Educação, Maristela Guasselli. Representando a Fundação Liberato, o diretor Ramon Hans destacou a parceria que garante a participação dos estudantes na Mostratec Júnior, que será realizada no final de outubro. ?É muito importante a parceria que temos com a Prefeitura e com a Secretaria de Educação. Em nome da Liberato, desejo sucesso à Femictec?, disse. 

A cerimônia contou ainda com a participação do professor Jair Putzke, da Universidade Federal do Pampa. Com o tema ?Como me tornei cientista?, o pesquisador e filho de agricultores relatou sua trajetória desde o início dos estudos até as diversas saídas de campo e expedições na Antártica que já totalizam mais de mil dias no continente. ?Quero mostrar alguns dos caminhos para se tornarem cientistas. Não é difícil e o primeiro passo é acreditar nos sonhos. A continuidade da ciência depende dos jovens, por isso, não percam a empolgação?, enfatizou.

A Femictec busca estimular o interesse pela investigação e incentivar os estudantes a desenvolverem projetos de pesquisa. Ao apresentarem suas produções, seja de forma presencial ou em vídeos, como será neste ano, os estudantes têm a oportunidade de socializar e compartilhar conhecimento nas mais diversas áreas. Esta edição da feira contará com 90 projetos distribuídos em sete categorias que abrangem Educação Infantil – creche e pré-escola, todos os anos do Ensino Fundamental e modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para os bem pequenos, as temáticas de investigação envolvem Brincar Heurístico, Relação Criança e Natureza, Luz e Sombra, Expressão Gráfica e Corpo, Movimento e Sonoridades. Já a partir da pré-escola as pesquisas podem ser desenvolvidas nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas – História e Geografia e Ensino Religioso. 

Além da apresentação dos trabalhos, a Femictec realiza oficinas destinadas aos professores das escolas municipais e que serão ministradas pelas equipes dos espaços pedagógicos da Rede Municipal de Ensino. 

Participação na Mostratec Júnior

Todos os projetos selecionados para a Femictec serão avaliados por profissionais convidados a partir de parcerias com universidades e outras instituições. Cada categoria tem seus critérios próprios de avaliação levando em consideração cada etapa de ensino. Os trabalhos com melhor classificação receberão credencial para participar da edição deste ano da Mostratec Júnior. 

PROGRAMAÇÃO:

Segunda-feira, dia 13

20h – Apresentação projetos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) – youtu.be/vVUoHUFRnqI 

Terça-feira, dia 14

9h – Apresentação de projetos dos Anos finais do Ensino Fundamental – youtu.be/8udPWQbLG0U 

14h – Apresentação de projetos Creche – youtu.be/pAx2z9ykfQs 

20h – Palestra Educação como Direito Humano”, com Vitória Santos e Marcelo Sousa – youtu.be/z1u4o8QNYhU

Quarta-feira, dia 15

8h – Live como os estudantes Rafaela De Zorzi e Samuel Robinson – youtu.be/GttQUwpNIug 

9h – Apresentações de projetos – Pré-Escola e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (categorias 1 e 2) – youtu.be/paWoUoXEllc 

14h- Apresentações de projetos – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (categorias 3 e 4) – youtu.be/ewne4mlseF0 

19h – Cerimônia de Premiação – youtu.be/W8jYR-oICYE 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: