Novo Hamburgo aplica terceira dose contra a covid em idosos

Aplicação do reforço começa por lares de longa permanência e inclui drives para quem tem 70 anos ou mais e pessoas com imunossupressão

Novo Hamburgo começou nesta segunda-feira, dia 13, a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 em idosos residentes em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). O reforço na imunização é com a vacina da Pfizer e começou pelo Lar São Vicente de Paula, no bairro Primavera. Ao todo, Novo Hamburgo conta com 35 ILPIs, onde foram aplicadas 752 primeiras doses e 746 segundas doses. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encaminhou e-mails a todas as ILPIs, solicitando informações sobre o número e detalhes dos residentes. A partir destas informações, a SMS contabiliza quantos residentes cumprem os critérios para receber a dose de reforço (tempo mínimo de segunda dose e condições de saúde) e agenda o envio de equipes para a vacinação nos lares. 

A vacinação segue nesta terça-feira. A estimativa é concluir o reforço nas ILPIs em cerca de duas semanas, a depender do retorno aos questionamentos por parte destes lares.

DRIVES
Ao mesmo tempo, Novo Hamburgo realiza drive-thrus de terceira dose para idosos em geral na Fenac. Nesta quarta-feira, dia 15, o drive será das 9 às 16 horas, para pessoas com 70 anos ou mais e que receberam a segunda dose de qualquer imunizante até dia 15 de março.

Já na sexta-feira, dia 17, o drive de terceira dose é para pessoas com 70 anos ou mais e que receberam a segunda dose de qualquer imunizante até dia 17 de março. Também será na Fenac, das 9 às 16 horas. 

Em ambos é necessário apresentar a seguinte documentação: comprovante da segunda dose, documento com foto, Cartão SUS Novo Hamburgo ou comprovante de residência. 

Na quarta-feira, também poderão receber a terceira dose pessoas de qualquer idade com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose de qualquer imunizante ou dose única até dia 18 de agosto. 

Já na sexta-feira, serão incluídas estas pessoas de qualquer idade com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose de qualquer imunizante ou dose única até dia 20 de agosto. Os drives têm entrada pelo acesso da Avenida Nações Unidas. 

As pessoas com imunossupressão devem apresentar laudo médico, além de comprovante da segunda dose ou dose única, documento com foto, Cartão SUS Novo Hamburgo ou comprovante de residência. No quadro abaixo estão as situações que contemplam o público de imunossuprimidos.

Observação: pessoas com qualquer tipo de alergia não serão vacinadas durante os drives. Este público deve agendar a imunização nas unidades de saúde.

ADOLESCENTES
Novo Hamburgo irá realizar o Dia D de vacinação de adolescentes a partir dos 12 anos contra a covid-19. Será no sábado, dia 18, quando todas as 25 unidades de saúde e a Casa de Vacinas abrirão das 9 às 15 horas para aplicação do imunizante. Será obrigatória a presença de um responsável pelo menor. O menor deverá apresentar documento com foto, Cartão SUS de Novo Hamburgo ou comprovante de residência no nome do responsável (caso o comprovante esteja em nome de outra pessoa, deve ser apresentada declaração registrada em cartório que o vacinado reside naquele local).

IMUNOSSUPRESSÃO
São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão nas seguintes condições:
– Imunodeficiência primária grave.
– Quimioterapia para câncer.
– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras.
– Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 com menos de 200 céls/mm3.
– Uso de corticóides em doses de 20 mg/dia de prednisona ou mais, ou equivalente, por 14 dias ou mais.
– Pacientes em hemodiálise.
– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto-inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
– Uso das seguintes drogas modificadoras da resposta imune: Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, secukinumabe, ustekinumabe), Inibidores da JAK (tofacitinibe, baracitinibe e upadacitinibe).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: