Museu do Trem realiza programação para celebrar o aniversário de São Leopoldo

O Museu do Trem de São Leopoldo organizou uma programação especial para celebrar os 197 anos do município. Serão três atividades virtuais para promover a cultura, informação e debate sobre temas da atualidade e a relação com o Museu.


A programação para a São Leopoldo Fest 2021 traz dois encontros do Diálogos na Web com o tema a Ferrovia e a Imigração. Nesta quarta-feira, dia 28 de julho, às 15h, será realizado em parceria com o Museu da Imigração de São Paulo o encontro “As migrações internacionais na contemporaneidade e os impactos da pandemia de covid-19”. O convidado para o debate é o antropólogo e pesquisador do Museu da Imigração, Thiago Haruo Santos, parceiro do Museu do Trem desde a primeira edição do Diálogos na Web realizada em 2020 no projeto #museudotremLIVE.

A diretora do Museu do Trem, museóloga Alice Bemvenuti, afirma que a ferrovia e os deslocamentos humanos envolvem questões como economia, moradia, alimentação, idioma, culturas e aculturamentos, diáspora e saúde. “Em se tratando do século XXI, um dos temas é a covid-19, portanto vamos explorar a questão a partir das migrações internacionais, resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo Museu da Imigração do Estado de São Paulo”, destaca.

No dia 31 de julho, sábado, às 15h, o convidado do Diálogos na Web é o presidente do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, Cássio Tagliaro, que vai falar sobre “Museus vizinhos e algumas peculiaridades históricas”. Bemvenuti destaca que este painel abrange os aspectos históricos, com uma atenção especial para alguns desdobramentos impulsionados pela comunidade de São Leopoldo como a criação do Museu do Trem.

Na sexta-feira, 30 de julho, às 17h, está programada uma Roda de Memória online com o tema “Vizinhança, comunidade e o Museu” com a participação de Isabella de Bem, Ingrid Marxen, e os ferroviários aposentados Marione Auler e Hélio Bueno.

Alice Bemvenuti fará a mediação dos eventos que, além de homenagearem o município, fazem parte da programação de aniversário dos 45 anos do Museu do Trem. Os eventos serão transmitidos na página do Facebook do Museu do Trem de São Leopoldo: https://www.facebook.com/MuseudoTremOficial.

Confira a agenda e participe:

28 de julho, quarta-feira:
Diálogos na WEB Ferrovia e Imigração: “As migrações internacionais na contemporaneidade e os impactos da pandemia de Covid-19”
Horário: 15h

31 de julho, sexta-feira:

Diálogos na WEB Ferrovia e Imigração: “Museus vizinhos e algumas peculiaridades históricas”
Horário: 15h

30 de julho, sexta-feira:

Roda de memória online: “Vizinhança, comunidade e Museu
Horário: 17h

As pessoas que quiserem registrar o interesse pelos eventos podem preencher os dados no formulário: https://forms.gle/umSwWQUCjFNgNcN27

A São Leopoldo Fest 2021 segue com programação diversificada até domingo, 1º de agosto. Estão previstos debates, almoços solidários, atrações culturais e a campanha de arrecadação de alimentos.

[Texto: Vanessa Bueno – Jornalista MTb.11.299 | Scom/ PMSL]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: