Prefeitura e Feevale inauguram dois consultórios odontológicos

Atendimentos serão em parceria com o curso de Odontologia da universidade nas USFs Operário e Kraemer

As comunidades atendidas pelas Unidades de Saúde da Família (USF) Kraemer e Operário contam também com serviços odontológicos. Foi inaugurado nesta quinta-feira, 22, novos consultórios odontológicos, instalados em parceria com a Universidade Feevale, que cedeu os equipamentos e vai dispor de atendimentos por meio de alunos do Curso de Odontologia da instituição, supervisionados por professores a partir de agosto. Os novos equipamentos ampliam os consultórios que haviam sido instalados nas unidades, onde profissionais do Município já iniciaram os atendimentos.

A solenidade que marcou a entrega dos equipamentos por parte da Feevale foi realizada na USF Kraemer com a presença da prefeita Fátima Daudt, do secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, do reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, e do presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Universidade Feevale, Marcelo Clark Alves. Também participaram a diretora do Instituto de Ciências da Saúde da Feevale, Caren Melo Guimarães, o responsável pela implantação das clínicas extramuros da Feevale, Cesar Augusto Teixeira, e a coordenadora da USF Kraemer, Elisa Chaves Bettio.

“O foco da nossa Administração é o bem da comunidade. Por isso, agradecemos a parceria da Feevale que beneficia justamente quem precisa, que é a população”, disse a prefeita Fátima Daudt durante a solenidade, destacando o trabalho da Prefeitura em proporcionar um ambiente adequado a profissionais e pacientes nas unidades de saúde, a exemplo desta nova USF Kraemer, inaugurada há pouco mais de dois anos. Cléber Prodanov lembrou a preocupação da universidade em possibilitar aos alunos o contato com o ambiente do Sistema Único de Saúde (SUS). “Estas parcerias são muito importantes para a implementação do curso de Odontologia. E a comunidade também é beneficiada com estas estruturas, que chamamos de clínicas extramuros.”

O secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, destacou que a parceria possibilita um importante acréscimo nos atendimentos à comunidade. “Com isso, estamos viabilizando um serviço que era uma necessidade na comunidade. E viabilizou inclusive ao município ter também seu próprio profissional de odontologia nestas unidades”. O presidente da Aspeur também pontuou a parceria. “Quando ocorre a união dos setores privado e público em benefício da comunidade, quem ganha é o cidadão. Isso deve ser estimulado.”

ATENDIMENTOS

Os atendimentos odontológicos por parte de profissionais da rede já estão disponíveis nas duas unidades, mais ainda exclusivo para casos de urgência. Os atendimentos eletivos devem ser retomados nos próximos dias. Já os atendimentos por parte da Feevale serão iniciados na volta às aulas, em agosto.

Na USF Kraemer foram cedidos três equipos, enquanto na USF Operário foram dois equipos. Os tratamentos oferecidos, inicialmente, serão procedimentos como limpeza, restaurações e extrações simples. Quanto aos tratamentos mais complexos, o Departamento de Saúde Bucal do município sinaliza que ainda está sendo construída a referência e a contrarreferência entre as unidades de saúde e o ambulatório odontológico da Feevale. A coordenação dos atendimentos será de responsabilidade da Feevale, por meio da supervisão dos estágios, em consonância com os fluxos já estabelecidos pela USF.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: