Sábado foi de drives-trhu de vacinação no município

A manhã e tarde deste sábado, 12, foram de vacinação contra a Covid-19 e a gripe (H1N1) em dois pontos da cidade. Os pavilhões da Fenac receberam a ação de imunização contra o coronavírus. Foram aplicadas 529 doses em profissionais da educação como professores, orientadores educacionais, coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores da rede municipal de ensino e rede estadual, privada e federal. Foi um segundo drive, em primeira dose, para este segmento (o primeiro foi realizado no dia 22 de maio). Profissionais de escolas de cursos livres (idiomas, dança, etc) não foram contemplados nesta etapa.

Já o estacionamento do Centro Administrativo Leopoldo recebeu o drive-thru para imunização contra a gripe H1N1, quando foram aplicadas 601 doses em pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, integrantes das forças de segurança e salvamento, das forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade. Além desses grupos, foram imunizados integrantes dos grupos anteriores, já divulgados desde o início da campanha como: gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores e idosos com 60 anos ou mais. A ação contou com a parceria do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército, sediado em Sapucaia do Sul, que montou uma estrutura para as imunizações.

Importante ressaltar que quem fez a vacina contra a covid-19 deve observar um intervalo de pelo menos 14 dias para receber a imunização contra a gripe.

Próxima semana segue com vacinação contra a covid-19 no município.

Os pavilhões da Fenac receberão de 9h às 16h, na segunda-feira, dia 14, a edição, em sistema de drive-thru, destinada para pessoas com 54 anos de idade ou mais. Já as pessoas com 53 anos ou mais recebem a vacina na terça-feira, dia 15. O imunizante a ser aplicado será da AstraZeneca/Fiocruz.

Para ser vacinado, é importante levar documento com foto, cartão SUS de Novo Hamburgo ou comprovante de residência em nome de quem será vacinado ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser vacinada reside no local. Pacientes destas faixas etárias oncológicos, transplantados e demais imunossuprimidos podem fazer a vacinação apresentando prescrição médica.

Já quem testou positivo para a covid-19 só pode ser vacinado após 30 dias do diagnóstico e quem estiver com sintomas gripais também deve esperar para receber o imunizante.

DOAÇÕES

As pessoas a serem vacinadas poderão doar agasalhos e alimentos não perecíveis na Fenac, na saída dos pavilhões, depois de aplicada a vacina. As pessoas não precisarão descer de seus carros. Os mantimentos mais necessitados são arroz, massa, feijão, óleo de soja, farinhas de trigo e de milho, açúcar, leite em pó e biscoitos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: