Operação covid: reforço na fiscalização inicia nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 25, o comitê de fiscalização covid definiu a metodologia de trabalho que será utilizada para garantir o cumprimento das normas mais restritivas de enfrentamento ao aumento de casos de coronavírus no rio grande do sul. A reunião teve como base as orientações repassadas pelo governo estadual em videoconferência realizada na quarta-feira, dia 24, que determinou as ações a serem desencadeadas pelas forças de Segurança Pública em todo território gaúcho.

Haverá reforço nas equipes de patrulhamento da Guarda Municipal (BM), da Brigada Militar (BM), da Polícia Civil (PC) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), que atuarão integrados na fiscalização. A ronda terá foco no fechamento de todos os estabelecimentos a partir das 20h, com exceção de serviços que listados pelos decretos expedidos pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH), baseados na normativa estadual (ver a lista completa no pé da matéria).

“Coibir aglomerações é necessário e fundamental para salvaguardar a saúde da população. Agiremos por meio de operações preventivas e repressivas, com base no diálogo. No entanto, estamos preparados para aplicar as sanções necessárias em caso de descumprimento”, afirma o secretário municipal de Segurança, Roberto Jungthon.

A BM terá o incremento de policiais militares que estavam atuando na Operação Golfinho, garantindo maior presença em campo. De acordo com o comandante do 3o BPM, major Emerson Ubirajara de Souza, a corporação estará presente em todas as ações. “Temos como missão articular a fiscalização junto à PMNH para o cumprimento dos decretos restritivos. Atuaremos também com base na inteligência policial, visando identificar possíveis pontos em que possam surgir desrespeitos aos regramentos”.

A PC manterá o atendimento durante 24h na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e empregará o efetivo das demais unidades (1a DP, 2a DP, 3a DP, DEAM e DPHPP) de forma escalonada nas operações entre 20h e 5h. O delegado Tarcísio Kaltbach, titular da DPPA, lembra que muitos serviços da corporação podem ser acessados através da Delegacia Online. “Dentro do possível, solicitamos que os registros que puderem ser efetuados pela internet sejam feitos nessa modalidade. Sabemos que, no entanto, diversas pessoas não têm condições ou acesso a computadores ou smartphones. Dessa forma, garantimos os serviços através da DPPA”.

O CBM manterá equipes de prontidão para, em caso de necessidade, deslocar bombeiros militares para atividades de inspeção e fiscalização, podendo interditar espaços que estejam em desacordo com a legislação vigente de proteção e combate a incêndios.

Estabelecimentos permitidos a atuar entre 20h às 5h:

• farmácias, hospitais e clínicas médicas;
• serviços funerários;
• serviços agropecuários, veterinários e de cuidados com animais em cativeiro;
• assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade;
• que realizem atendimento exclusivamente na modalidade de tele-entrega;
• postos de combustíveis (vedada, em qualquer caso, a aglomeração de pessoas nos espaços de circulação e nas suas dependências);
• os dedicados à alimentação e à hospedagem de transportadores de cargas e de passageiros, especialmente os situados em estradas e rodovias, inclusive em zonas urbanas;
• e hotéis e similares.

BALADA SEGURA

A Guarda Municipal já deslocou agentes que trabalham no Parcão e no Parque Floresta Imperial para reforçar as rondas noturnas. A partir das 18h desta quinta-feira, dia 25, a Pista de Eventos de Novo Hamburgo terá o acesso restrito, evitando aglomerações em virtude do resultado dos jogos do Internacional e do Flamengo. Os agentes também retomarão as blitze da Operação Balada Segura, que havia sido suspensa por causa da pandemia. “Há uma nova determinação do governo estadual, que prevê a realização das operações com a utilização do etilômetro, especialmente nos dias 25 e 28 de fevereiro, por ocasião dos jogos decisivos do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil”, explica o diretor da GM, Ricardo Carvalho.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: