Vanazzi participa de audiência pública sobre notícias falsas

As famosas fakenews foram tema da audiência pública realizada hoje, de forma online, proposta pela vereadora Ana Affonso. A ideia é estabelecer penalidades para quem divulga notícias falsas ou difamatórias no município. Entre os debatedores estavam jornalistas, acadêmicos, professores e o prefeito Ary Vanazzi, que falou das dificuldades que a cidade tem sofrido por conta de mentiras que confundem a população.


“Nesse momento em que atravessamos com o coronavírus percebemos com mais nitidez a desgraça que são as notícias falsas. O projeto de lei precisa identificar três questões fundamentais. Primeira: a ascensão de lideranças calcadas em notícias falsas. Segundo, identificar quem financia essas redes, ir na raiz dos problemas. O terceiro elemento é observar não só as grandes figuras, como também casos que atingem pessoas anônimas, por exemplo, um ex-marido que usa redes para ofender uma ex-esposa. Isso destrói relações sociais”, ressaltou o prefeito Ary Vanazzi. O chefe do executivo citou as pichações de cunho racista feitas em uma associação de moradores do bairro Campina. “Isso é fruto do ódio, de informações mentirosas. Por isso o projeto precisa ter um olhar humano para a comunicação social. Essa audiência pública reúne gente de muita experiência prática e acadêmica que irão elaborar um projeto pioneiro para São Leopoldo”.


A audiência pública tem como objetivo construir propostas para coibir a criação e o compartilhamento de notícias falsas e, dessa forma, fortalecer a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e valorizar os profissionais da área.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: