Feitoria Madezatti ganha Unidade Básica de Saúde

A Prefeitura de São Leopoldo segue firme na melhoria da rede de saúde do município. Feitori – o bairro mais populoso da cidade – passará a contar com mais uma Unidade Básica de Saúde, ao lado da Escola Caic Madezatti. Outra boa notícia: a obra não terá custo. A construção é proveniente de uma parceria entre o governo e a empresa Neo Incorporações, que tocará o projeto como parte das medidas compensatórias urbanísticas previstas em lei. O prazo de entrega é para daqui 90 dias.

“É uma demanda do orçamento participativo, de 2008, que não conseguimos fazer, e agora, por meio de uma parceria exitosa, estamos construindo. É um posto moderno, grande, de atendimento, quase igual ao da Santa Marta e vai atender toda essa região da Madezatti, São Geraldo, loteamento do vale. O povo desta região que hoje se desloca para a Feitoria, para algum outro posto, vai ter uma UBS mais próxima, que será equipada para dar todo atendimento necessário aqui”, ressaltou o prefeito Ary Vanazzi, que visitou a obra na tarde de hoje acompanhado pelo secretário da Saúde Ricardo Charão.

Ao todo o espaço possui 220 metros quadrados e a nova Unidade irá contar com um consultório ginecológico, três consultórios clínicos, um consultório odontológico, sala de procedimentos, recepção, sala de vacinação, uma sala de educação e saúde e quatro banheiros, sendo um deles adaptado para pessoas com deficiência física. Além disso, a UBS qualificará a estrutura de saúde da população que reside próximo ao local.

“É uma obra estruturante que vai mudar completamente a vida da população desta região, no ponto de vista do atendimento da saúde do nosso município. Este é o quinto posto em quatro anos da nossa gestão, isso mostra nossa responsabilidade e dedicação de prevenção à doença, é cuidar da população antes que ela fique doente. Mesmo no meio dessa pandemia, estamos terminando o posto da Brás, terminamos o da Santa Marta e agora estamos começando um novo que logo vai estar pronto” afirmou. Também foi entregue a ampliação da UBS Cohab Feitoria, em parceria com a Unisinos, e a UBS Santo André segue em obras.

O vereador Ary Moura (PDT), líder do governo na Câmara de Vereadores, ressalta que esta é mais uma obra importante na área da saúde para a cidade. “É uma obra fundamental, se trata de saúde e, em São Leopoldo, nós temos essa transformação. Para nós é uma satisfação e aqui na Feitoria é mais uma grande obra que será feita para o povo leopoldense e para essa região aqui do nosso município” disse.

Parceria com universidade e empresas
O secretário da Saúde Ricardo Charão enalteceu o trabalho em conjunto com a iniciativa privada e a importância da construção de uma nova unidade para a comunidade. “Essa parceria com as empresas é importante pois fortalece nossa ação de ampliar o serviço de saúde do município, cria uma estrutura urbana, uma estrutura de serviços, de escola, de Unidade de Saúde, de área de lazer. Isso valoriza e traz qualidade de vida. Ela integra um conjunto de obras como a qualificação do Centro Médico Capilé, em parceria com a Unisinos, a obra na Vila Brás e reforma da Unidade Básica da Santo André. Assim vamos ampliando a capacidade de assistência nas unidades, melhora a ambiência e a condição de trabalho para as equipes que estão dentro. É fundamental trabalhar mais na prevenção de doenças, em serviço de saúde mais perto das pessoas, e evitar o adoecimento, essa é a grande aposta para o futuro”, salientou.

A presidente do Conselho de Saúde, Isabel Oliveira, que era delegada da região da Feitoria quando o projeto foi aprovado, em 2008, afirma que hoje é um dia de comemoração para a comunidade. “Foi um pedido feito em 2008, uma Unidade Básica de Saúde para atender essa região, algumas pessoas já devem ter esquecido, mas hoje é um dia comemorativo para essa comunidade que está recebendo esse grande projeto e, como presidente do Conselho Municipal de Saúde, fico feliz e estou aqui agradecendo”.

O diretor da empresa Neo, arquiteto Norberto Scherer, se revelou satisfeito em poder contribuir com uma melhoria no atendimento às necessidades da população. “Nós ficamos honrados em termos esse direcionamento feito pelo secretário e pelo prefeito. É uma demanda que já tínhamos percebido na comunidade, mas o direcionamento, onde fazer esse investimento, para que isso gere um benefício correto, precisava ser dado por quem entende do plano de saúde municipal e quem entende das estratégias de saúde do município. Então ficamos satisfeitos e vamos fazer com que essa iniciativa pública e privada gere o atendimento às necessidades básicas dessa população, melhorando essa estrutura urbana toda que a prefeitura já tem dispensado para o município, mas potencializando o crescimento e atendimento da comunidade”, afirmou.

A Unidade Básica de Saúde Madezatti localizada no bairro Feitoria, na Rua Francisco A. dos Santos, irá contar com uma equipe de atenção primária, que será composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, cirurgião dentista e auxiliar de saúde bucal, e também será campo de integração –ensino e serviço- curso técnico, graduação e pós-graduação.

[Fotos: Thales Ferreira | Texto: Alice Mesquita – estagiária SEMSAD | Jornalista Responsável: Romeu Finato 12042 |Scom/PMSL]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: