Bandeira preta: confira as atividades permitidas ou proibidas a partir deste sábado em Novo Hamburgo

A partir deste sábado, dia 27, diante do crescimento exponencial de contágio pela covid e do pico de internações em leitos hospitalares, o governo do Estado decidiu que todo o Rio Grande do Sul deverá seguir os protocolos da bandeira preta do modelo de distanciamento controlado até, pelo menos, o dia 07 de março.

De acordo com o governo estadual, a intenção da bandeira preta é instituir o alerta máximo e reforçar a necessidade de cumprimento dos protocolos e das regras sanitárias. Não é o mesmo que decretar lockdown, medida mais extrema que foi adotada em alguns Estados e em outros países, mas impõe medidas mais rígidas para conter a circulação do vírus.

A suspensão geral de atividades das 20h às 5h, em todo o Estado, determinada na última segunda-feira, dia 22, também será mantida pelo menos até as 5h do dia 2 de março. O governo do Estado ainda estuda a prorrogação da medida.

PERMITIDO

– Indústria: 75% de trabalhadores.

– Construção civil: 75% de trabalhadores.

– Comércio essencial (inclusive em centros comerciais): 1 pessoa (cliente e trabalhador) por 8m² de área útil, mais telentrega, pegue e leve e drive-thru.

– Lavanderias: 25% de trabalhadores, atendimento exclusivo de telentrega, drive-thru e pegue e leve

– Bancos, lotéricas e similares: 50% dos trabalhadores, com teleatendimento, atendimento individual, sob agendamento.

– Imobiliárias e similares: 25% dos trabalhadores, atendimento remoto.

– Condomínios: 50% de trabalhadores, áreas comuns fechadas (academias com atendimento individualizado ou coabitante, sob agendamento).

– Transporte coletivo: 50% da capacidade total do veículo.

– Mercados, açougues, fruteiras e similares (inclusive em centros comerciais): 1 pessoa (cliente e trabalhador) por 8m² de área útil, mais telentrega, pegue e leve e drive-thru.

– Postos de combustíveis: 1 pessoa (cliente e trabalhador) por 8m² de área útil (proibida aglomeração e consumo de alimentos e bebidas).

– Restaurantes sem autosserviço (em beira de estradas e rodovias): 25% de trabalhadores, 25% de lotação, mais telentrega, pegue e leve e drive-thru.

– Hotéis e similares (geral): 30% dos quartos (fechadas áreas comuns).

– Hotéis e similares (em beira de estradas e rodovias): 75% dos quartos (fechadas áreas comuns).

– Oficinas: 1 pessoa (cliente e trabalhador) por 8m² de área útil.

– Administração pública: 25% de trabalhadores, com atendimento presencial ao público exclusivo nas áreas de saúde e assistência social. As áreas essenciais seguem trabalhando normalmente.

– Praças, parques: Permitida apenas circulação, distanciamento mínimo de 1m entre as pessoas.

– Educação:

*Creche, pré-escola, ensino fundamental (1os. e 2os. Anos):

rede municipal: remoto, com início do ano letivo na segunda-feira, dia 1º de março

rede privada: conforme decreto estadual publicado na segunda-feira (22), a bandeira preta permite o ensino presencial em escolas de ensino infantil e em turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental (distância de 1,5m entre classes e sem atividades coletivas).

*ensino médio técnico e ensino superior: permitido atividades práticas essenciais para conclusão de curso, como pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão.

PROIBIDO

– Comércio de rua e centros comerciais: fechados.

– Cinema: fechado.

– Bares, restaurantes, buffet sem autoserviço, lanchonetes e lancherias: 25% de trabalhadores, somente telentrega, pegue e leve e drive-thru.

– Restaurantes de autosserviço (self-service): fechados.

– Cabeleireiro e barbearia: fechados.

– Academias: fechadas.

– Parcão e Parque Floresta Imperial: fechados.

– Missas, cultos e similares: fechados ao público.

– Clubes esportivos, sociais e similares: fechados.

– Clubes de futebol profissional: fechado para atletas e público.

– Teatros, auditórios, casas de shows, circos, drive-in, casas de espetáculos , circos e similares em ambiente fechado e aberto: fechados.

– Condomínios (áreas comuns): fechadas.

– Eventos sociais em ambiente fechado ou aberto: fechado.

– Pet Shop: sem banho e tosa fechado (permitido comércio de ração, medicamentos e atendimento veterinário).

– Cursos profissionalizantes: atendimento remoto.

– Cursos de idiomas, de arte e cultura: atendimento remoto.

– Ensino fundamental (3os. ao 9os. Anos): atendimento remoto.

– Ensino médio: atendimento remoto.

– Ensino superior: atendimento remoto (presencial restrito para cursos na área da saúde).

Confira abaixo decreto com as atividades consideradas essenciais pelo governo do Estado.Atividades essenciais33.1 KB Protocolos da bandeira preta para a Administração Pública609.06 KB Protocolos da bandeira preta para serviços de utilidade pública604.75 KB Protocolos da bandeira preta para transporte239.8 KB Protocolos da bandeira preta para serviços de informação e comunicação605.55 KB Protocolos da bandeira preta para serviços698.79 KB Protocolos da bandeira preta para saúde e assistência603.91 KB Protocolos da bandeira preta para indústria841.85 KB Protocolos da bandeira preta para educação631.62 KB Protocolos da bandeira preta para comércio625.33 KB Protocolos da bandeira preta para agropecuárias602.87 KB Protocolos da bandeira preta para alojamento e alimentação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: