Centenário recebe programa de eficiência energética da RGE

O Hospital Centenário, de São Leopoldo, e a RGE iniciaram a primeira fase do programa de eficiência energética, uma parceria que irá diminuir os gastos com energia elétrica na instituição de saúde. Serão instaladas no hospital 240 placas fotovoltaicas que convertem a energia da luz solar em elétrica. Com o sistema, o hospital terá, inicialmente, uma economia de até 20% nos gastos com energia elétrica, o que representa cerca de R$ 22 mil ao mês.

Nesta sexta-feira, 7 de agosto, o prefeito Ary Vanazzi visitou as instalações, que já podem ser vistas por quem passa em frente ao Hospital Centenário. “Essa parceria da RGE com o poder público faz parte do projeto de modernização do hospital, de aproveitamento da energia renovável, preservação do meio ambiente e economia. Este é mais um passo na qualificação do trabalho que vem sendo realizado. Nos últimos anos promovemos mudanças profundas na gestão e esta parceria nos deixa orgulhosos”, ressaltou Vanazzi.

A presidenta da Fundação Hospital Centenário, Lilian Silva, destacou que a economia de energia, a longo projeto, poderá chegar a 40%, o que vai representar mais investimentos em melhorias para a instituição. “Desde o ano passado estamos realizando obras importantes no hospital, como reformas nas clínicas, melhorias em todas as áreas, tanto internas quanto externas e a eficiência energética vem complementar todo o processo de qualificação do Centenário”, destacou.

Elisandra Castro, consultora de negócios da RGE, participou da visita e falou sobre a iniciativa da empresa. “O bom relacionamento com a cidade, com o hospital e sabendo das dificuldades, a empresa optou em investir o programa de eficiência energética que vai beneficiar muito a instituição”.
O sistema de energia renovável prevê a produção anual de 120.000kwh , o mesmo que é consumido mensalmente pela instituição que reduzirá para 10.343kwh/mês. O investimento com recurso integral da RGE é de R$ 614 mil e inclui ainda a substituição de 2.133 lâmpadas comuns por lâmpadas de LED.

[Fotos: Thales Ferreira | Texto: Aline Marques. Mtb 8.929 | Scom/PMSL]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: